domingo, 24 de junho de 2007

Aula de Leitura

Olá! Na quarta passada, discutimos o texto do PCN que discorre sobre o trabalho com a leitura em sala de aula. O questionamento dessa postagem é:
- Como transformar aqueles objetivos em atividades reais?
- Selecione dois ou três objetivos e tente elaborar um exercício. Não esqueça de comentar o exercício aqui para podermos trocar idéias.

Bom trabalho!!!

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Os PCNs constituem um norte pelo qual o professor pode seguir para organizar a sua prática em sala de aula. Para que coloquemos em prática os objetivos lá apresentados para o trabalho com a leitura, é necessário que, inicialmente, o professor conheça um vasto número de gêneros textuais, bem como textos que condizem aos gêneros propostos para trabalhar em sala de aula. Além disso, faz-se necessário também que o professor procure elaborar questionamentos que persuadam o recurso da inferência, e não trabalhe com perguntas mecânicas das quais a sua resposta encontra-se nitidamente no texto. Sendo assim, uma atividade que poderia ser realizada com os alunos á, após a leitura do título ou de uma imagem trazida no texto, solicitar que eles levantem hipóteses sobre a temática que será ali abordada, para que mais adiante seja observado se as hipóteses levantadas se confirmam ou não. Uma outra atividade que poderá ser realizada (contemplando o objetivo "troque impressões com outros leitores a respeito dos textos lidos") é a idéia de um debate em sala acerca do texto explorado.
Fabiene Araújo

Anônimo disse...

Para formar um aluno-leitor crítico é necessário que o professor tenha conhecimento dos vários gêneros textuais e incentive os alunos a leitura e reflexão dos textos. O professor tem que ser um exemplo de que a leitura é prazerosa e sempre citar livros para os alunos, sabemos que muitos alunos só têm contato com livros nas escolas e a família não incentiva a leitura.
Para ensinar os gêneros de "entrevista" e "carta de solicitação", a princípio é necessário termos conhecimento bastante das suas características e tirar qualquer dúvida que surgir.Também é necessário que tenhamos a capacidade não só de identificar, mas de elaborar os gêneros citados. Seguindo uma sequência, vamos apresentar a situação para os alunos, os gêneros, o tema. Depois será feito o estudo de cada gênero, em seguida, a elaboração por parte dos alunos.