terça-feira, 19 de junho de 2007

Seqüência didática

Olá! Este é o espaço para comentarmos a aula de segunda (17/06) sobre os aspectos teóricos-metodológicos da Seqüência Didática (SD). Seguem alguns questionamentos para reflexão:
- Retomem o conceito de SD, pensem na finalidade da SD e na sua importância para a Prática de Ensino I.
- Qual seria o primeiro passo para elaborarmos uma SD?

Espero os comentários para refletirmos um pouco mais!!

Bom trabalho!

7 comentários:

praticaum disse...

Aula sobre seqüência didática

A aula sobre seqüência didática foi muito interessante porque discutimos uma proposta para trabalhar a prática de leitura e escrita de textos, que tem como objetivo maior ajudar o aluno a dominar um determinado gênero. Podendo assim, adequar a
fala e a escrita a diferentes
situações de comunicação.
A seqüência didática não é um trabalho difícil de ser realizado, no entanto, requer muito tempo e dedicação para que possamos montar um conjunto de atividades que favoreça o desempenho do aluno.Neste caso, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre o gênero que pretende-se explorar.

alexsandra disse...

A SD é de total importância para a disciplina de Prática I, porque é através dela que nos organizaremos para trabalharmos os gêneros textuais (entrevista e carta de solicitação)com os alunos do curso piloto. Com a finalidade de passar para os alunos todas as informações necessárias sobre os gêneros estudados, e que eles tenham capacidade oral e escrita a diferentes situações de comunicação, assim como na entrevista e carta de solicitação, respeitando as suas devidas características.
O primeiro passo é saber o gênero a ser explorado e ter conhecimento suficiente para trabalhá-lo. E que a apresentação da situação seja bem definida com todas as informações necessárias sobre o gênero e o tema abordado.

Fabiene disse...

A aula ministrada a partir do tema "seqüência didática" foi de grande importância para o desenrolar da disciplina Prática I, tendo em vista que este é o procedimento adotado para a realização das aulas práticas do Curso Piloto. A discussão do texto teórico ocorreu de com a presença de um sentimento de novidade, fazendo com que houvesse um grande envolvimento e participação da turma, de modo que tentamos visualizar como esse método se concretizaria (á) na prática. É fato que o trabalho realizado mediante uma seqüência didática não é tão simples, porém não é difícil, requer de nós um grande empenho em prol de sua concretização. Portanto, mãos à obra.
Fabiene Araújo.

marinaldo disse...

Em vista que a aula de SD apresentada pela prof(a)Karine Viana Amorim aos alunos da disciplina prática um pretende mostrar como se trabalham propostas da prática de leitura e escrita de textos sobre determinados gêneros(entrevistas e carta aberta)para isso é preciso pesquisar bastante a respeito do gênero a ser trabalhado.

praticaum disse...

A aula sobre seqüência didática foi muito interessante porque discutimos uma proposta para trabalhar a prática de leitura e escrita de textos, que tem como objetivo maior ajudar o aluno a dominar um determinado gênero. Podendo assim, adequar a fala e a escrita a diferentes situações de comunicação.
A seqüência didática não é um trabalho difícil dde ser realizado, no entanto, requer muito tempo e dedicação para que possamos montar um conjunto de atividades que favoreça o desempenho do aluno. Neste caso, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre o gênero que pretende-se explorar.
Fátima Silveira

Fatima disse...

A aula do dia (20/06) foi muito proveitosa, pois discutimos sobre a perspectiva de leitura adotada pelo PCN de 5ª a 8ª série. Essas discursões servirão de base para que possamos fundamentar tericamente nossa prática no curso piloto.
A análise do capítulo do livro didádico também foi interessante porque ampliou nossa visão em relação aos critérios que devem ser observados ao se análisar um livro didático. Essa atividade contribuiu tanto para atuação no curso piloto quanto para nossa atuação em sala de aula enquanto profissional da educação.
Fátima Silveira

Luciana disse...

O estudo sobre "Seqüência Didádita", realizado nas aulas iniciais da disciplina, foi de extrema importância para que pudéssemos visualizar melhor o trabalho a ser realizado nas aulas que iremos ministrar. A produção da "Seqüência" não será um trabalho fácil, requer de nós bastante dedicação.Porém, a proposta pode ser compreendida como uma alternativa de aprimoramento do ensino de gêneros textuais, para nós professores ou futuros professores.