segunda-feira, 25 de junho de 2007

Aula de produção textual

Olá!!! Mais uma vez, venho aqui para fazer algumas reflexões. Gostei muito da aula de hoje, pois creio que foi possível pensar em questões bastante específicas do ensino de leitura e escrita. Quero deixar alguns pontos para pensarmos:
- como formar um aluno-leitor crítico?
- como ensinar os gêneros textuais (entrevista e carta de solicitação) para alunos de oitava série?

Pensem e respondam!!! Bom trabalho!!!

3 comentários:

Unknown disse...

De fato, o surgimento das questões levantadas são inevitáveis, tendo em vista que estamos as vésperas de as pormos em prática. Ao meu ver, formar uma aluno-leitor crítico é uma tarefa não muito fácil, portanto, precisamos, depois de termos delimitado o tema a ser trabalhado, apresenta-los a alguns textos que trazem posicionamentos diferentes e conduzirmos a discussão de modo a deixarmos que o aluno se posicione diante do que está sendo discutido.E, respondendo ao segundo questionamento, acredito que seria interessante que trabalhássemos textos que contemplem os gêneros propostos e que, partindo desses textos, os alunos observassem quais são as particularidades de cada gênero.
Fabiene Araújo

Luciana disse...

A realização de atividades de leitura é um trabalho complexo, visto que, seu maior objetivo é o desenvolvimento do senso crítico do aluno. Para esse trabalho, faz-se necessário que o professor proporcione ao aluno o acesso a textos polêmicos sobre o tema a ser abordado, sequenciando com atividades de debate; de modo que, o aluno, ao manter contato com textos que apresentem posicionamentos diversos sobre a temática, determine sua opinião e a defenda com argumentos consistentes. O professor, nesse tipo de atividade deve atuar como elemento neutro, deve existir apenas como um mediador do debate.
No que diz respeito ao trabalho com os gêneros propostos para o curso piloto, a apresentação inicial de diversas entrevistas e cartas de solicitação para que o aluno reconheça as características dos gêneros seria o passo inicial; em seguida, os estagiários apresentariam o gênero a partir das características reconhecidas pela turma (acrescentariam aquelas que eles não reconhecessem).

Anônimo disse...

Para formar um aluno-leitor crítico é necessário que o professor tenha conhecimento dos vários gêneros textuais e incentive os alunos a leitura e reflexão dos textos. O professor tem que ser um exemplo de que a leitura é prazerosa e sempre citar livros para os alunos, sabemos que muitos alunos só têm contato com livros nas escolas e a família não incentiva a leitura.
Para ensinar os gêneros de "entrevista" e "carta de solicitação", a princípio é necessário termos conhecimento bastante das suas características e tirar qualquer dúvida que surgir.Também é necessário que tenhamos a capacidade não só de identificar, mas de elaborar os gêneros citados. Seguindo uma sequência, vamos apresentar a situação para os alunos, os gêneros, o tema. Depois será feito o estudo de cada gênero, em seguida, a elaboração por parte dos alunos.