Olá!!! Mais uma vez, venho aqui para fazer algumas reflexões. Gostei muito da aula de hoje, pois creio que foi possível pensar em questões bastante específicas do ensino de leitura e escrita. Quero deixar alguns pontos para pensarmos:
- como formar um aluno-leitor crítico?
- como ensinar os gêneros textuais (entrevista e carta de solicitação) para alunos de oitava série?
Pensem e respondam!!! Bom trabalho!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
De fato, o surgimento das questões levantadas são inevitáveis, tendo em vista que estamos as vésperas de as pormos em prática. Ao meu ver, formar uma aluno-leitor crítico é uma tarefa não muito fácil, portanto, precisamos, depois de termos delimitado o tema a ser trabalhado, apresenta-los a alguns textos que trazem posicionamentos diferentes e conduzirmos a discussão de modo a deixarmos que o aluno se posicione diante do que está sendo discutido.E, respondendo ao segundo questionamento, acredito que seria interessante que trabalhássemos textos que contemplem os gêneros propostos e que, partindo desses textos, os alunos observassem quais são as particularidades de cada gênero.
Fabiene Araújo
A realização de atividades de leitura é um trabalho complexo, visto que, seu maior objetivo é o desenvolvimento do senso crítico do aluno. Para esse trabalho, faz-se necessário que o professor proporcione ao aluno o acesso a textos polêmicos sobre o tema a ser abordado, sequenciando com atividades de debate; de modo que, o aluno, ao manter contato com textos que apresentem posicionamentos diversos sobre a temática, determine sua opinião e a defenda com argumentos consistentes. O professor, nesse tipo de atividade deve atuar como elemento neutro, deve existir apenas como um mediador do debate.
No que diz respeito ao trabalho com os gêneros propostos para o curso piloto, a apresentação inicial de diversas entrevistas e cartas de solicitação para que o aluno reconheça as características dos gêneros seria o passo inicial; em seguida, os estagiários apresentariam o gênero a partir das características reconhecidas pela turma (acrescentariam aquelas que eles não reconhecessem).
Para formar um aluno-leitor crítico é necessário que o professor tenha conhecimento dos vários gêneros textuais e incentive os alunos a leitura e reflexão dos textos. O professor tem que ser um exemplo de que a leitura é prazerosa e sempre citar livros para os alunos, sabemos que muitos alunos só têm contato com livros nas escolas e a família não incentiva a leitura.
Para ensinar os gêneros de "entrevista" e "carta de solicitação", a princípio é necessário termos conhecimento bastante das suas características e tirar qualquer dúvida que surgir.Também é necessário que tenhamos a capacidade não só de identificar, mas de elaborar os gêneros citados. Seguindo uma sequência, vamos apresentar a situação para os alunos, os gêneros, o tema. Depois será feito o estudo de cada gênero, em seguida, a elaboração por parte dos alunos.
Postar um comentário